O ex-ministro, em palestra na última sexta-feira (20), afirmou que o Brasil precisa aprender a vender melhor seus produtos e mudar a imagem de fornecedor de matérias-primas
Florianópolis, 20.11.2009 - Melhorias radicais na estrutura de logística de transporte e a adoção de estratégias que agreguem mais valor aos produtos e marcas são os grandes desafios do Brasil, afirmou o ex-ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes durante palestra na Federação das Indústrias (FIESC) nesta sexta-feira (20). Para ele, no país a logística só será eficiente quando for profissionalizada. "Nós estatizamos boa parte da logística brasileira. Está faltando um passo corajoso para mudar a legislação atual no setor e privatizar estradas e ferrovias", disse.
Segundo Pratini, que hoje é consultor para assuntos internacionais da gigante do setor de alimentos JBS Friboi, o mundo olha para o Brasil como um fornecedor de matéria-prima, e esta concepção tem que mudar. "Temos capacidade de vender nossos produtos, mas temos que valorizá-los mais. Esta é a regra básica", ressaltou. Como exemplo, ele citou países como Alemanha, França e Itália, que conseguem agregam valor e exportar até produtos como a água mineral.
O ex-ministro também recomendou maior pragmatismo nas negociações às empresas brasileiras. "Se quisermos continuar crescendo, temos que ir para fora do país, diversificar as plataformas de produção e aumentar a venda de produtos manufaturados", afirmou, citando como exemplo o setor de carnes, que precisa implantar fábricas nos mercados com maior potencial de crescimento, para driblar as crescentes barreiras protecionistas à importação adotadas pelos países.
De olho nas oportunidades de crescimento que o agronegócio terá até 2050, Pratini aposta que os mercados emergentes deverão ser mais atraentes para novos negócios do que os desenvolvidos. No setor de alimentos, por exemplo, até 2017, o aumento de consumo de carne nas economias emergentes deve chegar a 27%, enquanto nos países mais industrializados a previsão é de 6,3%.
Segundo ele, África, Caribe e Ásia são mercados que devem crescer muito e têm "oportunidades fantásticas" para produtos lácteos. Pratini, definiu o leite, cuja produção brasileira supera os 25 bilhões de litros anuais, como a "bola da vez". Só na China, a demanda por leite vem crescendo 16% ao ano, disse. Outros produtos cuja demanda mundial são o açúcar, as oleaginosas e a carne. Este crescimento está baseado na melhora da qualidade de vida das famílias dos países pobres, que acabam incorporando estes produtos à alimentação.
Em relação aos acordos internacionais, Pratini afirmou que o Brasil deve "esquecer o Mercosul no plano econômico" e fazer acordos bilaterias. Destacou ainda que a competência empresarial e a capacidade de vencer desafios é muito importante, especialmente no agronegócio.
Florianópolis, 20.11.2009 - Melhorias radicais na estrutura de logística de transporte e a adoção de estratégias que agreguem mais valor aos produtos e marcas são os grandes desafios do Brasil, afirmou o ex-ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes durante palestra na Federação das Indústrias (FIESC) nesta sexta-feira (20). Para ele, no país a logística só será eficiente quando for profissionalizada. "Nós estatizamos boa parte da logística brasileira. Está faltando um passo corajoso para mudar a legislação atual no setor e privatizar estradas e ferrovias", disse.
Segundo Pratini, que hoje é consultor para assuntos internacionais da gigante do setor de alimentos JBS Friboi, o mundo olha para o Brasil como um fornecedor de matéria-prima, e esta concepção tem que mudar. "Temos capacidade de vender nossos produtos, mas temos que valorizá-los mais. Esta é a regra básica", ressaltou. Como exemplo, ele citou países como Alemanha, França e Itália, que conseguem agregam valor e exportar até produtos como a água mineral.
O ex-ministro também recomendou maior pragmatismo nas negociações às empresas brasileiras. "Se quisermos continuar crescendo, temos que ir para fora do país, diversificar as plataformas de produção e aumentar a venda de produtos manufaturados", afirmou, citando como exemplo o setor de carnes, que precisa implantar fábricas nos mercados com maior potencial de crescimento, para driblar as crescentes barreiras protecionistas à importação adotadas pelos países.
De olho nas oportunidades de crescimento que o agronegócio terá até 2050, Pratini aposta que os mercados emergentes deverão ser mais atraentes para novos negócios do que os desenvolvidos. No setor de alimentos, por exemplo, até 2017, o aumento de consumo de carne nas economias emergentes deve chegar a 27%, enquanto nos países mais industrializados a previsão é de 6,3%.
Segundo ele, África, Caribe e Ásia são mercados que devem crescer muito e têm "oportunidades fantásticas" para produtos lácteos. Pratini, definiu o leite, cuja produção brasileira supera os 25 bilhões de litros anuais, como a "bola da vez". Só na China, a demanda por leite vem crescendo 16% ao ano, disse. Outros produtos cuja demanda mundial são o açúcar, as oleaginosas e a carne. Este crescimento está baseado na melhora da qualidade de vida das famílias dos países pobres, que acabam incorporando estes produtos à alimentação.
Em relação aos acordos internacionais, Pratini afirmou que o Brasil deve "esquecer o Mercosul no plano econômico" e fazer acordos bilaterias. Destacou ainda que a competência empresarial e a capacidade de vencer desafios é muito importante, especialmente no agronegócio.
Disponível em: Adjorisc.com
De fato a abordagem é necessária quanto a valorização do produto exportado pois temos que mudar a imagem de que nosso país, Brasil, é apenas um fornecedor de matérias-primas. Deve ser aplicada uma logística competente que venha agregar valor.
ResponderExcluirO que podemos perceber neste blog como ponto positivo esta relacionado com a ideia de informação sobre o processo logístico hoje tão importante para as organizações.
ResponderExcluirEste blog poderia também trabalhar seu projeto logistico nas questões ambientais. Orientando as organizações através da logística reversa quais os melhores caminhos para reduzir de forma sustentável seus resíduos e produtos devolvidos.
O tema desenvolvido no Blog é bastante abrangente e interessante, pois trata-se do processo de planejamento, implementação, controle do fluxo, armazenagem de matérias primas, produtos acabados, visando a satisfação e conformidade dos produtos para o cosumidor final.
ResponderExcluirConcluimos, que investir em logística é uma estratégia na qual as organizações podem se diferenciar e agregar valores para conquista e fidelização de novos clientes.
Parabenizamos a equipe pelo tema escolhido, pois é fundamental para nos estudantes de ADM tomarmanos conhecimento das inovações adotadas visando a melhoria do sistema.
Equipe: Redes Sociais F2j
O blog é bastante interativo, possui conteúdo relacionado ao tema da Logística, os links, os vídeos, as reflexões.
ResponderExcluirFazemos das palavras de Consumo Tecnológico as nossas. Seria sim, muito interessante fazer a citação e a divulgação da Logística Reversa, principalmente por se tratar de um cuidado para com o meio ambiente.